1 de setembro de 2015

FAROL BAIXO

Hoje, o uso de faróis baixos é obrigatório apenas em túneis

Foi aprovado nesta segunda-feira (31), na Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania da Câmara, o projeto de lei 5070/13, de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) que obriga o uso de faróis baixos nos veículos durante o dia. Caso contrário, será considerado infração média com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 85,13.

O acendimento dos faróis baixos à luz do dia já é exigido há alguns anos em diversos países europeus por questões de segurança - aumenta a visibilidade. Da lei surgiram, inclusive, as DRLs (ou Luzes Diurnas de LEDs), que alguns carros mais modernos já trazem de fábrica. Esta é acionada assim que o motorista aciona o contato, permanecendo acesa em tempo integral - só desliga com o acendimento dos faróis principais.

Apesar de ainda não ser lei, o uso dos faróis baixos durante o dia também já é recomendado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O próprio órgão, no entanto, reconhece que a sugestão é pouco acatada. Aprovado em todas as Comissões da Câmara, o projeto do deputado Rubens Bueno segue agora para o Senado. Sendo novamente aprovado, restará a sanção presidencial.



Nenhum comentário: